27/09/2010

#1 sei que foi assim

1989, bahia campeão brasileiro
como a maioria das pessoas neste país, tenho um pai doente por futebol. como a maioria das pessoas neste estado, tenho um pai doente pelo esporte clube bahia. mas meu paizinho é tão doente por futebol e pelo bahia que chegou a fazer parte da divisão de base do clube. o que significa que, além de tudo, para a média dos pais loucos-por-futebol-e-loucos-pelo-bahia, ainda jogava muita bola. esta introdução é relevante para explicar o primeiro ponto: 

futebol na minha vida
pai: filha, diz 'bo-ra-ba-êa' | eu: =/
aprendi a jogar bola antes de gostar de futebol e aprendi a gostar de futebol antes de optar por um time. em algum nível sabia que esta era talvez a única escolha determinante e vitalícia que uma criança poderia fazer, sem interferência dos pais. embora tivesse (e ainda tenha) enorme simpatia pelo bahia e a despeito de todos os esforços do meu pai, bati o pezinho, queria escolher o meu time. o que conduz ao segundo ponto: 

um time para chamar de meu (ou bad choice, paulinha) 

paulinha ali atrás, ó, comendo brigadeiro
vejam bem. eu era metida a independente, mas não brava a ponto de escolher o maior rival, tampouco indie o suficiente para eleger qualquer outro time local. em um domingo de 1992, assistia desenho na casa da minha amiga paulinha, quando o seu pai mudou de canal para a transmissão do campeonato brasileiro daquela tarde. e, antes que emitíssemos o primeiro chiado:

- brincadeira nova para vocês! cada uma escolhe um time e aquela que escolher o vencedor ganha um brinde no final. 

paulinha, afobada:

- eu sou o verde, eu sou o verde!

o que veio a calhar, porque: 1. já havia escolhido o branco mesmo, 2. o branco ganhou. acho que não cheguei a receber o meu brinde, mas isso verdadeiramente não mais importava. naquele mesmo dia, mais tarde, durante os gols do fantástico, eu teria um time de futebol para chamar de meu.

- olha pai, o gol do time branco, esse aí que eu torci na casa de paulinha!
- é, gosto desse time, tricolor, simpático, está ganhando tudo!
- ah, é o meu time.

em 1994, uma piveta tricolor
nascia uma são-paulina. às vezes me pergunto se paulinha - amizade que não sobreviveu à mudança de condomínio, dois anos mais tarde - ainda é palmeirense.

6 comentários:

  1. Adorei a história e a iniciativa do blog. Já tá favoritado!

    Beijo,
    Catarina - que tb escolheu o SPFC pra chamar de seu :)

    ResponderExcluir
  2. Blog fofo a cara da dona!! adorei Liloquinha!

    ResponderExcluir
  3. Ermã!

    Excelente!

    Já nos favoritos, ao lado de Juca Kfouri e PVC.

    Beijo.

    Lucas Andion

    ResponderExcluir
  4. Liloca, o texto tá ótimo e o que são essas fotos? RISOS!

    ResponderExcluir
  5. Lilla, parabéns, já começou de forma excelente

    É uma pena que, por birra, não foi torcer pelo meu Vitória. Aliás, pensando bem, você tá é certa, sofrer tanto pra nada?! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Só mesmo você fazendo um blog sobre futebol pra eu ler algo sobre isso.
    ehehheheheh
    :)

    ps: Adorei a historinha!

    ResponderExcluir