23/02/2011

figurinhas do futebol

a ideia é que essa seja uma seção pra falar, também, daquelas figuras folclóricas que tanto nos divertem no mundo da bola. técnico, jogador, ex-jogador, comentarista, narrador, gandula, torcedor, maria-chuteira, se existe relação com o futebol, tá valendo. tenho uma listinha em mente, mas aceito sugestões. começo, hoje, com um dos meus favoritos.


+figurinha # 1


47 anos
jogador de futebol, atacante (de 1984 a 1996)
técnico de futebol (de 1998 até hoje)


cuca é aquele cara que todos esperam ver um dia chegar lá. é uma figura diferente no futebol e é importante que haja alguém como ele nesse meio. talvez por ter pouco a perder, ou por ser louco ousado mesmo, arrisca e constrói equipes quase sempre interessantes de se observar em campo, marcadas pela ofensividade, algum desequilíbrio no sistema defensivo e um certo destempero. times à sua semelhança, afinal.

no limiar entre a loucura e a genialidade, troca de time como quem troca de camisa. ainda assim, de alguma maneira, tem lugar garantido no hall dos grandes clubes brasileiros, já tendo passado, em pouco tempo, pelo são paulo, grêmio, flamengo, botafogo, santos, fluminense, flamengo de novo, fluminense de novo e cruzeiro. não importa o tamanho do fracasso, parece sempre haver uma nova chance para cuca.

+adorável loser (ou cucãodadepressão)

cuca é sensível e tem mania de perseguição. do tipo que chora em entrevistas coletivas, ameaça deixar o futebol e acusa a arbitragem de mancomunar com o rival para, no dia seguinte, ser desmentido em rede nacional e ter que se desculpar publicamente.




un perdedor. mas não apenas porque títulos não lhe são habituais. é mais um estado de espírito. se cuca fosse um time, seria o botafogo. se fosse um piloto, seria barichello. se fosse um estilo musical, seria o indierock. se fosse um personagem de cinema, seria cameron frye. se fosse um calçado, seria um mocassim. se fosse um cartoon, seria o charlie brown. se fosse um músico, seria stuart sutcliffe. 

muito em comum

sua mais impressionante conquista foi ter resgatado o fluminense do rebaixamento iminente, em 2009, em uma campanha heróica de 30 pontos em 16 jogos apenas para, no ano seguinte, ser substituído e ver o time que ajudou a levantar campeão com muricy ramalho.



cuca deixou o são paulo em 2004, com a base campeã mundial de 2005 montada.
cuca deixou o flamengo, campeão brasileiro de 2009, em julho deste mesmo ano.
cuca deixou o fluminense em abril de 2010. em dezembro, o tricolor foi campeão brasileiro.


o único título como treinador, o campeonato carioca 2009, aparece de maneira discreta em seu currículo.

+uma dupla muito louca



cuca tem um fiel escudeiro conhecido como... wait for it... cu-qui-nha! é o seu assistente técnico e irmão, que o acompanha em todos os trabalhos. cuquinha bem que tentou uma carreira de jogador, assim como o irmão, mas, ao lancenet, explicou o motivo pelo qual deixou o sonho de lado:


:D

então, cuca e cuquinha aprontam altas trapalhadas juntos. são de uma graça constrangedora, digna de sketches dos melhores sitcoms. vejam só:

cena 1 - cuquinha, um assistente muito competente

ao lancenet cuca entregou: 


“uma vez não fui à concentração e o capixaba (apoiador) não estava animado. falei: "vai lá e dá uma animada nele, cuquinha". pouco tempo depois, ele me liga: "danou-se. ele não quer mais jogar”. 
cena 2 - cuquinha, um espião muito trapalhão

no globo esporte:


“pode parecer cena do jardim de infância. mas não é, e aconteceu no auditório da gávea, em abril. enquanto os jogadores do flamengo, sob a liderança do então capitão fábio luciano, tinham uma reunião interna, o auxiliar e irmão de cuca, o cuquinha, posicionou-se na entrada e colocou o ouvido atrás da porta (!) para saber o conteúdo do encontro. temia que estivessem tramando contra a comissão técnica. não estavam e muitos sequer sabem que foram espionados”.

+vice é o _________


a passagem de cuca pelo flamengo foi divertida sob muitos aspectos. ele vinha de um longo período no botafogo e havia perdidonos dois anos anteriores, finais para o flamengo, no campeonato estadual, que culminaram no fatídico episódio do chororô




em 2009, flamengo e botafogo se encontrariam novamente, cuca do outro lado, para a prova dos nove. afinal, o maior vice é cuca ou o botafogo? a torcida do glorioso entoava nas arquibancadas:




enquanto nosso treinador favorito tentava o seu melhor para parecer nem tchuns, cool, relaxado&elegante:


"se eu for campeão, não vou chegar aqui no dia seguinte soltando foguetes e também não vou enfiar a cabeça na privada se perder. chegarei aqui com a mesma cara, essa cara feia que vocês sempre vêem".


cuca é matusquelo, é loser, é miqueiro, é corajoso, é genial, é talentoso e é adorável. acredito que um dia chegue lá. onde quer que lá seja. 


(ah, ainda vamos falar da delícia que é o seu cruzeiro, time ofensivo, como sempre, e equilibrado, como nunca. agora vai?)




3 comentários:

  1. Seguindo essa análise seria o técnico perfeito para o meu Vitória em 2012 na série A. Adorei o texto Lilla, excelente e bem divertido.

    ResponderExcluir
  2. hahaha sigo adorando seu blog, liloca.
    como vc bem sabe, futebol não é exatamente um tema que eu domine, hehe, então é bacana ler suas versões do que há por aí. seu blog será minha cartilha! ;)

    *mari

    ResponderExcluir
  3. Excelente irmã!

    Cuquinha é o personagem principal! hehehehe

    ResponderExcluir